Dor no Ombro

O  ombro é a articulação mais complexa de nosso corpo e também com a maior variação nas amplitudes de movimento. Há várias razões pelas quais você poderia ter dor no ombro.
A maioria dos problemas de ombro se enquadram em quatro categorias principais:
-Inflamação do tendão (bursite ou tendinite) 
-Artrite
-Fratura 

-Instabilidade
Outras causas muito menos comuns de dor no ombro são infecções,  problemas relacionados ao nervo e tumores.
 
BURSITE / TENDINITE
Existem muitos tecidos no ombro, como tendões e bursas que podem inflamar-se e causar desconforto. Muitas atividades diárias, como levantar um copo ou pentear o cabelo, podem tornar-se difíceis.
Os tendões mais comumente afetados no ombro são os quatro tendões do manguito rotador e um dos tendões do bíceps. O manguito rotador é composto por quatro músculos pequenos e seus tendões  cobrem a cabeça do úmero. 

Na maioria das vezes o achado de bursite vem acompanhado de outras patologias. Isto significa que bursite isolada é raro e devemos ficar atentos a achados como tendinite e osteoartrite acromioclavicular.
 
ROTURA DOS TENDÕES
A ruptura de tendões do manguito rotador e do bíceps podem resultar de lesões agudas ou alterações degenerativas nos tendões devido à idade avançada ou ao uso excessivo a longo prazo. Estas roturas podem ser parciais ou podem ser de espessura total. Na maioria dos casos de rotura completas, o tendão é afastado de seu contato ao osso. 
 
INSTABILIDADE
A instabilidade do ombro ocorre quando a cabeça do "osso do braço" é forçada a sair do contatato do ombro. Isso pode acontecer como resultado de uma lesão súbita ou de uso excessivo.
Uma vez que os ligamentos, tendões e músculos ao redor do ombro se soltam ou rasgam, as luxações podem ocorrer repetidamente. Episódios repetidos de subluxações (deslocamento parcial) ou deslocações levam a um risco aumentado de desenvolver artrite na articulação. 
 
ARTRITE

As principais causas de artrite nos ombros são: Osteoartrite, Artrite Reumatóide e Depósitos de Cristais.
Osteoartrite, pode estar relacionada a uma lesão ou podem se desenvolver com o avanço da idade. Outros tipos de artrite podem estar relacionados a infecção ou uma inflamação do revestimento das articulações. A osteoartrite mais comum no ombro é a artrite acromioclavicular (a área do osso do colo) e a artrite glenoumeral. Dificilmente um paciente com Artrite Reumatóide tem acometimento do ombro. Já os depósitos de cristais são preferencialmente por acúmulo de cristais de cálcio e ocorrem mais em pacientes idosos.
 
FRATURA
Uma fratura no ombro pode envolver a clavícula, úmero ou escápula .
Fraturas de ombro em pacientes mais idosos são muitas vezes o resultado de uma queda, diretamente no ombro ou ao se apoiar no chão com a mão estendida. Em pacientes mais jovens, as fraturas do ombro são muitas vezes causadas por uma lesão de alta energia, como um acidente com um veículo motorizado ou contato com lesões esportivas. As fraturas tipicamente causam dores graves, inchaço e hematomas ou descoloração. 
 

Faça uma consulta para averiguar a causa possível de sua dor no ombro. 
 

 

Agende sua Consulta

Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes 703, Sala 408/409

Edificio Helbor Dual

Mogi das Cruzes-SP

Tel; (11) 99676 0965

  • Facebook Social Icon